quarta-feira, 2 de abril de 2008

Comentário sobre comentário de Marcos Leonel

Marcos Leonel - poeta, músico e professor de literatura, além de ser um dos membros desta neotribo cariri, da qual Geraldo Urano é um dos pajés - tem todas as credenciais para expressar uma abalizada análise sobre a obra do poeta.

E ele o fez, sobre o poema "mulher de azul", postado neste blog:

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar uma das dívidas pagas para com esse poeta, ele precisa ser lido por mais leitores, com novos olhares, e esse blog faz justiça à importância desse poeta. Embora a sua produção seja desigual, esse é sem dúvidas o poema mais genial, mais original e mais consistente de Geraldo Urano, poeta que mudou tanto de nome e tão pouco de estilo. Esse poema é para ficar para sempre.

Pois bem, não há como discordar de Marcos Leonel, pois ele tá repleto de razões:

1ª) Ele (Geraldo Urano) é credor de uma dívida: sua obra é pouca conhecida e precisa ser mais divulgada;

2ª) A produção poética de Geraldo é desigual, pois ele nunca se preocupou em editá-la, mas sim produzir ininterruptamente na sua fase de maior criatividade (ou possibilidade de criar), que foi, sem dúvida o período que vai de meados da década de 1970 a meados da década de 1980. Por isso, a sua precupação era muito mais de expressar sentimentos e imagens do que modelar idéias e valores estéticos;

3ª) Geraldo foi um poeta que mudou muito de nome e pouco de estilo, apesar de que nesse monocromatismo ou minimalismo literário ser possível perceber uma grande variação estilística;

4ª) E, por fim, esse poema comentado por Marcos é realmente duca... genial, sensacional, que veio para ficar, sempre.

Carlos Rafael

2 comentários:

Marcos Vinícius Leonel disse...

Rafael, estou preparando a minha página na rede, que abordará assuntos didáticos: literatura e redação; e temas derivados, como artes em geral e outras possibilidades, como indicações de leituras de audições, etc. Gostaria muito de ter a sua participação, com textos, e, claro, textos de Geraldo.
Um abraço

Carlos Rafael Dias disse...

Amigo, pode contar sempre comigo nessas suas digressões artísticas.