sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Página de Abidoral Jamacaru no Facebook presta tributo a Geraldo Urano

Em uma semana marcada por perdas no cenário cultural do Cariri, mais um grande amigo e parceiro se vai. A cultura do Cariri está mais uma vez órfã. O poeta e músico Geraldo Urano nos deixou. Urano marcou os anos 70 com suas performances vanguardistas durante os Festivais da Canção do Cariri. Poeta transcendental, falava de liberdade, solidariedade, universalidade, das leis da natureza e satirizava as leis sociais.

Apaixonado pelas palavras e ideias, criou grupos de debates e ações voltados para a cultura e a arte. Urano também foi mentor da Geração Mimeógrafo responsável por várias publicações com textos literários e desenhos.

Durante sua carreira escreveu livros solos e em parceria, além de publicações em jornais, revistas, fanzines e cordéis. Compôs letras de músicas ou poemas musicados em parceria com compositores caririenses, dentre eles, Abidoral, com quem fez parceria nas músicas “Lua de Oslo”, “Nada de novo”, “Cuba” e “Deixa estar”. Além da parceria musical com Abidoral, Urano, era amigo de juventude e integrante da famosa e saudosista “Turma do Parque”, embrionária de vários movimentos culturais no Cariri.

Deixamos aqui nossas saudades...

Fonte: https://pt-br.facebook.com/abidoraljamacaru/

Nenhum comentário: